A 4º Edição do Prêmio Renata Thormann Procianoy do Instituto Projeto Cura foi entregue para estudo sobre tratamento de câncer renal

A pesquisadora e nefrologista do Instituto do Câncer, Dra. Verônica Torres recebeu o prêmio no evento Best of ASCO 2022.

Na mesma ocasião do Best of ASCO 2022 – Edição Brasil, foi conhecida a vencedora da quarta edição do Prêmio Renata Thormann Procianoy. A ganhadora foi a pesquisadora e nefrologista do ICESP – Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Dra. Verônica Torres Costa e Silva, investigadora principal de um estudo sobre aspectos relacionados ao cuidado do tratamento renal nos pacientes com câncer.

A Dra. Verônica Torres, que infelizmente não pode comparecer ao evento por questões de saúde, foi representada pelo oncologista Prof. Dr. Gilberto Castro, médico e chefe do grupo de câncer de cabeça, pescoço e tórax da Oncologia Clínica do ICESP e um dos coautores do estudo, que recebeu o prêmio das mãos da paciente de pesquisa Iramara Fluminhan e da Presidente do Instituto Projeto Cura, Fernanda Schwyter.

Premio Renata Thormann Procianoy Cura 1 - Projeto Cura
Dr. Carlos Barrios, Iramara Fluminham, Dr. Gilberto Castro Jr e Fernanda Schwyter
Premio Renata Thormann Procianoy Cura 2 - Projeto Cura
Dr. Carlos Barrios, Iramara Fluminham, Dr. Gilberto Castro Jr, Fernanda Schwyter e Dra Verônica Torres (tela)

Sobre a pesquisa

O estudo prospectivo avalia o desempenho da equação 2021 CKD-EPI sem coeficiente racial em adultos com tumores sólidos. Dra. Verônica Torres, autora principal da pesquisa resume como “o estudo sobre aspectos relacionados ao cuidado do tratamento renal nos pacientes com câncer” e trata-se do melhor pôster brasileiro apresentado durante o ASCO 2022. Além dos já citados, a pesquisa teve também a participação de Dra. Maria Del Pilar Estevez Diz e outros pesquisadores do ICESP.

Os resultados do estudo mostram que o coeficiente associado à raça deve ser removido das equações para avaliar a taxa de filtração glomerular estimada, o que representa um avanço e deve ser incorporada no tratamento do câncer, concluem os autores.

Para um melhor entendimento da pesquisa e com uma abordagem explicativa para o público em geral, o Instituto Projeto Cura, tendo como mediadora a sua Presidente, Fernanda Schwyter, realizou uma live no dia 21 de junho no perfil do Instagram do Cura (http://www.instagram.com/projetocura), com a participação da vencedora do prêmio e autora principal, a Dra. Verônica Torres, junto ao coautor Dr. Gilberto Castro. A live também teve a importante presença do Dr. Luis Fernando Correia, médico e embaixador do CURA. Confira a gravação do vídeo aqui!

Sobre o prêmio

Idealizado pelo Instituto Projeto Cura, o prêmio Renata Thormann Procianoy foi lançado em 2019 e tem por objetivo conscientizar a sociedade dos benefícios das pesquisas, valorizando e estimulando os médicos pesquisadores. Em suas edições anteriores, foram vencedores Dr. Thiago Bueno, Dr. Fernando Maluf e Dra Luciana Landeiro.

A história da criação do prêmio é sobre “uma história de amor e dor”, como a Presidente do Instituto Projeto Cura, Fernanda Schwyter sempre frisa ao descrever essa troféu tão significante para o Instituto. Ele presta uma homenagem à história da jovem Renata Thormann Procianoy, que dedicou dois anos da sua vida ajudando a sua mãe, Nora Thormann, a encontrar um diagnóstico e o tratamento para um câncer de mama raro. Graças à essa ajuda, Nora foi recrutada para uma pesquisa clínica, foi tratada e recuperou-se.

Infelizmente, Renata veio a falecer algum tempo depois, em um acidente. Sua mãe então, quis deixar o nome da filha marcado na luta contra o câncer, através do apoio à pesquisa clínica – motivo maior da existência do Instituto Projeto Cura, que luta diariamente em prol ao financiamento dos estudos e pesquisas científicas no tratamento e cura do câncer. 

Para saber mais sobre os projetos do Projeto Cura, acesse nossa aba de doações, acompanhe as nossas Redes Sociais @projetocura ou entre em contato através do e-mail [email protected]