Cura firma parceria com IBCC

12 de maio de 2020 – O Instituto Projeto Cura e o Instituto Brasileiro do Controle de Câncer (IBCC) firmaram parceria para o desenvolvimento de ações que promovam uma melhor atenção aos pacientes de câncer. O acordo entre as organizações prevê a realização de atividades direcionadas aos pacientes e a divulgação dos benefícios da pesquisa clínica, que, muitas vezes, é a única chance de cura do doente.

Conforme a presidente do Cura, Fernanda Schwyter, “a parceria com o IBCC é de extrema importância, considerando a relevância do instituto no tratamento do câncer”. Fernanda explica que entre os objetivos da cooperação estão a realização de workshops para pacientes, associações de pacientes e público leigo, oportunidade em que os interessados poderão obter esclarecimentos mais aprofundados sobre as neoplasias e tudo que as envolve.

Além disso, o projeto tem como público alvo médicos residentes e profissionais da área de saúde, que receberão informações sobre pesquisa clínica em eventos organizados pelo Cura. Segundo Fernanda, “é importante que, desde cedo, os médicos residentes tenham contato com o universo da pesquisa clínica e possam orientar melhor os seus futuros pacientes sobre o assunto”.

A iniciativa só foi possível graças à colaboração da diretora Clínica e coordenadora médica do Centro de Pesquisa do IBCC, Dra. Lilian Arruda. A médica participou da campanha “A Cura do Câncer Está Em Nossas Mãos”, realizada pelo Projeto Cura para arrecadar fundos para a Pesquisa NeoSamba, tendo liderado a arrecadação. O estudo clínico ocorrerá em 12 centros brasileiros, inclusive no IBCC.

“Ficamos muito felizes em poder nos dedicar a um projeto que acreditamos. Sentimo-nos na obrigação de abrir espaço e estimular a troca de informações confiáveis para a população. Esperamos que, juntos, possamos ser ferramenta de disseminação do conhecimento sobre pesquisa clínica. Nós abraçamos o Cura”, declarou a oncologista.

O Projeto Cura tem como objetivo criar a cultura de filantropia para captar e gerir, com os melhores rigores éticos, recursos para o financiamento de pesquisas oncológicas. O IBCC é uma rede de serviços hospitalares especializada em oncologia e em pessoas com câncer há mais de 50 anos em São Paulo. É uma instituição privada, beneficente de assistência social, pioneira no combate ao Câncer de Mama no Brasil e com assistência a mais de 15 especialidades oncológicas. Há 25 anos, é detentor da campanha “O câncer de mama no alvo da moda no Brasil”.