Cura incentiva a pesquisa oncológica com o lançamento de prêmio

Criado pelo Cura, o prêmio Renata Thormann Procianoy tem como objetivos criar a cultura de filantropia, levantar recursos para pesquisas científicas e incentivar oncologistas a desenvolverem pesquisas que ajudem na busca para cura do Câncer. O prêmio foi lançado no congresso Best of ASCO, que ocorreu entre os dias 14 3 15 de junho de 2019.

Em sua primeira edição, foram considerados os trabalhos brasileiros enviados para o Encontro Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO, na sigla em inglês). Uma comissão técnica formada com médicos pesquisadores associados ao LACOG elegeu o trabalho do Dr. Thiago Bueno o vencedor.

EntregaPremioRenataThormannProcianoy - Projeto Cura

O prêmio foi inspirado na história Nora Thormann Porcianoy, que contou com a ajuda da sua filha Renata Thormann Procianoy na busca por pesquisas que ajudassem a diagnosticar o que estava errado com suas próteses mamárias. A filha largou tudo para se empenhar nessa missão que, após dois anos, resultou na inclusão do caso da Nora em uma pesquisa coordenada pelo médico Dr. Roberto Miranda no hospital MD Anderson, da Universidade do Texas – EUA. As pesquisas identificaram e trataram Nora.

Alguns anos depois, com Nora já recuperada do câncer, sua filha Renata veio a falecer em um acidente de carro em 2013.

A família transformou a dor em amor com a decisão de contribuir com trabalhos que envolvessem pesquisas para a cura do câncer. Então, através do Projeto Cura, fizeram uma doação para o LACOG, instituição que desenvolve e coordena pesquisas oncológicas multicêntricas na América Latina, com sede no Brasil.

Conheça um pouco mais sobre essa história no vídeo abaixo:

Trofeu do prêmio foi criado e doado pela artista Fernanda Frangetto

TrofeuPremioRenataThormannProcianoy - Projeto Cura

Fernanda Frangetto Maksoud, artista visual, trabalha em diferentes mídias: escultura, instalação, pintura e desenho. Estudou no Centro Universitário de Belas Artes e especializou-se em escultura no Museu Brasileiro da Escultura, ambos em São Paulo.

Seus trabalhos foram apresentados em instituições de arte nos EUA e no Brasil, como a NARS Foundation (Nova York); DORCAM Doral Contemporary Art Museum, Marco Island Center for the Arts, Magnetic Pompano (Flórida); Casa das Nações Unidas (Brasília); Fundação Marcos Amaro, Banco Central do Brasil e Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (São Paulo).

Criou esculturas e troféus para a “Associação Paulista de Críticos de Arte” (Prêmio APCA), o Fashion Brazil Miami. A Cidade de Doral – Government Center, na Flórida, convidou-a para criar esculturas em homenagem à luta nacional contra o câncer. Essas esculturas foram doadas à Prefeitura de Doral, ”Commissioners Office of Miami-Dade” e à ”American Cancer Society”. A convite especial da “Associação Instituto Projeto Cura” realiza o design do “Prêmio Renata Thormann Procianoy 2019”.

Fernanda Frangetto recebeu o Grande Prêmio de Ouro do Salão Bunkyo e foi uma das vencedoras consecutivas do Prêmio de Artes Visuais da Focus Brazil. Fernanda Frangetto proferiu palestras em inúmeros eventos de arte e suas obras estão incluídas em coleções como o Consulado Geral do Brasil em Miami, Fundação Marcos Amaro e Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa. Fernanda Frangetto é representada pela Duo Art Gallery, em Miami.