Dia Mundial do Câncer 2024: Promovendo cuidados mais justos

No dia 4 de fevereiro, o mundo se uniu em uma campanha de conscientização essencial: o Dia Mundial do Câncer. Esta data, marcada no calendário global, é um lembrete importante de nossa responsabilidade coletiva em enfrentar essa doença de forma mais eficaz e compassiva.

Este ano, o Instituto Projeto Cura se uniu à campanha da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), cujo tema é “Por cuidados mais justos”. É uma chamada para ação, um apelo para garantir que todos, independentemente de sua situação socioeconômica ou geográfica, tenham acesso igualitário aos melhores cuidados e tratamentos disponíveis.

“O Dia Mundial do Câncer nos lembrou da emergência global do câncer e de como todos desempenhamos nosso papel no controle da doença.” Ebele Mbanugo, Doutor em Educação – Fundador e Diretor Executivo da Run For a Cure África

Em concordância com esse compromisso, o Instituto Projeto Cura destaca a importância das pesquisas clínicas oncológicas. A frase que o Cura resume para essa missão é: “Pesquisas Clínicas salvam vidas e em muitos casos é a única maneira de garantir acesso a tecnologias inovadoras”. É essencial compreender que a pesquisa clínica não é apenas uma investigação científica distante: é uma ponte vital entre a descoberta médica e o tratamento acessível e eficaz para os pacientes.

Ao lançar uma série de materiais informativos do UICC, o Cura visou não apenas aumentar a conscientização sobre a importância das pesquisas clínicas, mas também destacar como essas investigações são cruciais para avanços significativos no tratamento do câncer. Cada avanço em pesquisa é uma nova esperança para aqueles que enfrentam essa doença, oferecendo alternativas, novos tratamentos e tecnologias.

CAMPANHA VÁ DE LENÇO – ABRALE

Além da campanha global e, em solidariedade com aos pacientes acometidos de câncer, o Instituto Projeto Cura apoiou, em mais um ano, a campanha da Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), a “Vá de lenço”. Reconhecemos a importância de mostrar apoio aos que tratam e convivem com o câncer, e usar um lenço foi uma maneira de expressar nossa empatia e apoio. Esse foi um lembrete visível de que ninguém está sozinho nessa jornada e que estamos unidos na busca por melhores cuidados, tratamentos e pela cura.

Neste mês que comemorou-se o Dia Mundial do Câncer, nossa equipe fez um convite para que todos pudessem se unir a nós, tanto na conscientização sobre a importância das pesquisas clínicas quanto no apoio aos pacientes e suas famílias. Juntos, podemos fazer a diferença, promovendo cuidados mais justos e compassivos para todos aqueles afetados pelo câncer.