As pesquisas clínicas desempenham um papel fundamental no avanço do tratamento do câncer e, entre as principais fontes de financiamento para esses estudos, estão as empresas apoiadoras. O Instituto Projeto Cura destaca a importância dessas empresas para as pesquisas clínicas oncológicas, como as desenvolvidas pelo LACOG – Latin American Cooperative Oncology Group.
O câncer é uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo, demandando esforços contínuos para o desenvolvimento de novas terapias e tratamentos. Segundo Dr. Carlos Barrios, Oncologista e Presidente do LACOG:
“A América Latina tem mais de 600 milhões de pessoas e 1 milhão de novos casos de câncer a cada ano. A pesquisa clínica é uma oportunidade para pacientes com câncer, no entanto, apenas 7,5% dos ensaios clínicos de câncer estão abertos na região.”
O LACOG como um grupo cooperativo líder na América Latina dedicado à pesquisa clínica em oncologia, com ênfase no desenvolvimento de terapias inovadoras, atualmente está conduzindo 12 estudos clínicos e 24 estudos epidemiológicos.
Destaca-se o estudo NEOSAMBA, um estudo que avalia o sequenciamento de quimioterapia neoadjuvante em pacientes com câncer de mama. Este estudo incluirá quase 500 pacientes e ajudará a definir qual melhor estratégia de tratamento de pacientes com câncer de mama. Neste contexto, o Instituto Projeto Cura, LACOG e o GBECAM, tem o orgulho de agradecer o apoio de empresas que desempenham um papel crucial no avanço das pesquisas clínicas oncológicas. São elas: Arteris, Cristália, Crown Embalagens, Elo, Nutrien Soluções Agrícolas, PRIO, Rede D`Or e XP.
Sobre o Instituto Projeto Cura
O Instituto Projeto Cura, entidade sem fins lucrativos, promove atividades, científicas, educativas e sociais para ampliar a conscientização da sociedade civil sobre os benefícios das pesquisas clínicas e captar recursos para o financiamento dos estudos independentes, para o enfrentamento do câncer no Brasil. Mais informações podem ser conferidas no site oficial do Instituto Projeto Cura e em suas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn
Sobre o LACOG
O LACOG – The Latin American Cooperative Oncology Group – é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2009 por um grupo de médicos oncologistas latino-americanos, interessados em desenvolver pesquisas clínicas. Este é o primeiro grupo cooperativo multinacional da América Latina, dedicado à pesquisa clínica e epidemiológica do câncer. Atualmente o LACOG conta com mais de 507 pesquisadores membros, presentes em 200 instituições de 16 países da América Latina. O grupo desenvolve estudos observacionais para descrever o diagnóstico, tratamento e sobrevida de pacientes com câncer em diversos tipos de tumores, e também realiza ensaios clínicos investigando novos
biomarcadores e novas drogas.
Sobre o GBECAM
O GBECAM é uma organização independente, sem fins lucrativos cujo principal objetivo é desenvolver, implementar e facilitar a realização de estudos clínicos multi-institucionais de qualidade científica e ética em câncer de mama no Brasil, bem como implementar e auxiliar programas educativos de esclarecimento e prevenção do câncer de mama.