Do you know why clinical researches are so important?

19 de janeiro de 2021 – Pesquisas são estudos científicos, guiados por métodos, que colaboram para o aprofundamento e descoberta de novos conhecimentos em todos os domínios do saber. Assim, há pesquisas na área de humanas, que nos ajudam a entender sobre a sociedade; na área de exatas, as quais deixam claras as leis físicas que regem o nosso mundo e colaboram com a criação de novos recursos tecnológicos e há pesquisas na área da saúde, algumas delas são conhecidas como pesquisas clínicas.

As pesquisas clínicas, ensaios clínicos ou estudos clínicos são estudos importantes realizados pelos mais diversos ramos da área de saúde, pois visam descobrir novos medicamentos, conhecer detalhes das doenças, estabelecer novos tratamentos e proporcionar qualidade de vida para o paciente. Para que seja posta em prática, toda pesquisa clínica passa pela avaliação de um Comitê de Ética em Pesquisa, o qual garante a segurança e bem-estar dos pacientes que estão colaborando com o estudo. 

Foi através das pesquisas clínicas que os medicamentos e tratamentos médicos, dos mais simples aos mais complexos, foram desenvolvidos e hoje ajudam a vida de milhares de pacientes. Um grande exemplo da importância da pesquisa clínica é a evolução do tratamento do câncer nos últimos 50 anos. A doença, que era considerada uma sentença de morte e sofrimento, hoje já apresenta novas perspectivas e grandes chances de curar cada vez mais pacientes e, principalmente, melhorar sua qualidade de vida. Por isso, tais estudos são de extrema importância para os pacientes oncológicos, pois muitos destes possuem formas da doença que ainda não tem cura. 

Assim, a pesquisa clínica pode salvar vidas. Por causa dos diversos profissionais que estudam e descobrem novos medicamentos, doenças são combatidas e a qualidade de vida de quem está em tratamento melhora muito. Portanto, a pesquisa, para o paciente com câncer que não responde aos tratamentos convencionais, pode ser uma chance de tratamento e cura. Outro benefício das pesquisas clínicas é que elas podem ajudar pacientes que não têm acesso a medicina privada, pois esses poderão ter tratamentos inovadores através dos estudos clínicos.

Entendeu a importância das pesquisas clínicas? Agora que tal colaborar com os estudos que investigam a cura do câncer através de uma doação para o Instituto Projeto Cura? É fácil! Clique aqui e faça a sua colaboração. 

Texto por Letícia Barbosa

Conheça a página de doações do Instituto Projeto Cura e descubra como ajudar!  É só clicar aqui!