#JulhoVerde: Mês de Combate e Conscientização do Câncer de Cabeça e Pescoço

Instituto Projeto Cura se engaja com o movimento Julho Verde e traz informações sobre esses tipos de câncer

Estamos no #JulhoVerde , o Mês de Combate e Conscientização do Câncer de Cabeça e Pescoço. O Instituto Projeto Cura também está nessa luta, para educar e desmistificar esse tipo da doença.

Você sabe quais são os locais onde aparece o Câncer de Cabeça e Pescoço? Esses tumores acometem lábios, língua, assoalho da boca e céu da boca, seios da face, cavidade nasal, amígdala, base da língua, faringe, laringe, glândulas salivares, vasos sanguíneos, músculos e nervos da região e a glândula tireoide.
 
Mas você conhece quais são os sintomas mais comuns associados a estes cânceres que, muitas vezes, são negligenciados? Confira!

  • ferida na boca que não cicatriza
  • rouquidão por mais de 15 dias
  • nódulo palpável no pescoço
  • dor de garganta que não responde ao uso de antibiótico
  • dor ou dificuldade para engolir ou respirar
  • sangramento ou secreção persistente pelo nariz.
  • Mas atenção: Nem sempre estes sintomas estão relacionados ao câncer, por isso, é importante investigar caso apresente algum destes sintomas há mais de 02 semanas, procure um médico especializado para realizar uma avaliação clínica.

São doenças altamente preveníveis!

É importante, além dos sintomas, conhecer os fatores de risco das doenças e tentar evitá-los. São eles:

– Evitar o consumo de álcool
– Não fumar
– Prezar pela higine bucal
– Evitar o contágio pelo HPV com vacina e uso de preservativos

Fique atento(a)!

Um dos principais problemas para o tratamento dos Cânceres de Cabeça e Pescoço é o diagnóstico tardio das doenças, que ocorre em cerca de 60% dos casos, causando uma perda significativa da qualidade de vida durante e após o tratamento. Mas, por outro lado, se diagnosticado no primeiro estágio, a chance de curar um Câncer de Cabeça e Pescoço é maior do que 80%.

O diagnóstico precoce salva vidas!

Para saber mais sobre os projetos do Projeto Cura, acesse nossa aba de doações, acompanhe as nossas Redes Sociais @projetocura ou entre em contato através do e-mail [email protected]