Oncologistas estudam prevalência do coronavírus em pacientes com câncer

16 de abril de 2020 – No último dia 8, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) divulgou e comemorou a rápida aprovação pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisas (CONEP), ligada ao Ministério da Saúde, do projeto que vai avaliar a prevalência da infecção pelo novo coronavírus em pacientes com câncer, maiores de 18 anos, em tratamento ou acompanhamento oncológico.

A iniciativa, denominada ONCOVID 19.1 – Consórcio Nacional de COVID-19 em Pacientes com Câncer, objetiva coletar informações dos prontuários dos pacientes de todas as regiões do país diagnosticados com o coronavírus, nos setores público e privado, para subsidiar estratégias, protocolos e políticas de combate à doença e de cuidado entre pacientes oncológicos.

A plataforma, que poderá ser alimentada por todos os oncologistas clínicos da SBOC, por meio de um questionário online, está em desenvolvimento. A expectativa é que o link para acesso à pesquisa seja disponibilizado até início de maio.

CONEP

A CONEP é o órgão responsável pela análise e emissão de pareceres sobre as pesquisas clínicas no Brasil e está ligada diretamente ao Conselho Nacional de Saúde (CNS). Todos os protocolos de pesquisa clínica passam pelo crivo do órgão.

Devido à pandemia, as propostas de pesquisa têm tramitado em caráter de urgência, conforme previsto na resolução nº 580/2018. Até 10 de abril, a comissão já havia emitido 64 protocolos de pesquisas científicas relacionadas ao novo coronavírus.

Com informações da SBOC e CONEP