Pesquisa sobre o aumento de Casos do Vírus HPV

Estudo apresentado pelo Ministério da Saúde demonstra que mais da metade da população jovem no Brasil é contaminada pelo HPV.

HPV e Cancer de Cabeça e Pescoço 2 - Projeto Cura

São dados que chamam a atenção: o HPV é um vírus que pode causar vários tipos de câncer como o de colo de útero, pênis, ânus e mais recentemente foi associado ao câncer de garganta (amígdalas e base de língua).

O câncer de garganta na maioria das vezes está associado ao tabagismo e alcoolismo. Mas isso tem mudado em vários países do mundo, com o HPV sendo o principal fator causador. Em alguns países na Europa e EUA o câncer de garganta causado pelo HPV já é considerado uma epidemia por alguns estudiosos. No Brasil os dados mostram que a maioria destes tumores ainda está relacionado ao tabaco e álcool.

Porém isso está mudando. Atualmente já temos vários pacientes com câncer de garganta causado pelo HPV mesmo no Brasil.

E a vacina? Ajuda? Diminuirá o risco deste câncer?
Sim! A vacina contra o HPV impede que a pessoa contraia a infecção pelos vírus do HPV causador de câncer. Se não há infecção – não há o câncer causado pelo vírus.

E ela é eficaz em evitar a infecção?
Sim! No Congresso Americano de Oncologia deste ano foi apresentado um estudo que avaliou a infecção oral pelo vírus do HPV após vacinação de adultos jovens. A vacina apresentou uma eficácia de 88{46cf1a6c7461ff493d31bdca70d45967bd1ce7048f85e123712b94daa5b61391} na redução da taxa de infecção da cavidade oral nos indivíduos vacinados.

O Brasil já incorporou a vacina contra o HPV no calendário nacional de vacinação. Para meninas em 2014 e para meninos em 2017. Porém a taxa de adesão a vacina ainda é insuficiente.

Cada um de nós temos que fazer nossa parte. A pergunta O CÂNCER TEM CURA? – não deve ser respondida apenas por médicos.

Cada um de nós temos a responsabilidade na busca da CURA do câncer: seja cuidando direito do paciente, seja pesquisando, seja adotando hábitos de vida saudável e, POR FIM, VACINANDO CONTRA O HPV. 

Texto elaborado por Dra Aline Chaves – membro do LACOG

Conheça a página de doações do Instituto Projeto Cura e descubra como ajudar!  É só clicar aqui!