Por que temos que fazer pesquisa?

Porque é única maneira de descobrir novas drogas para o enfrentamento dos vários tipos de câncer que dizimam vidas e sobrecarregam social e financeiramente a sociedade de maneira geral.

Existe inicialmente a pesquisa laboratorial, onde o cientista fica num laboratório desenvolvendo e testando drogas, remédios para curar doenças. Este processo inicial costuma levar mais de 10 anos antes de seguir para o teste em humanos.

E existe a pesquisa clínica, que é testar o remédio em seres humanos.

É por meio da pesquisa que os médicos encontram novas e melhores maneiras de ajudar a população a prevenir, diagnosticar, controlar e tratar doenças.

Exemplo disto é a grande evolução do tratamento do câncer vista nos últimos 50 anos e que nos beneficia a todos. A doença que era considerada uma sentença de morte e sofrimento, hoje em dia já apresenta novas perspectivas: estamos curando cada vez mais pacientes e, principalmente, melhorando sua qualidade de vida.

Porém ainda precisamos fazer muito, gerar mais conhecimento e desenvolver drogas mais eficazes para enfrentar o enorme desafio do câncer, especialmente aqueles tipos regionalizados nos países em desenvolvimento, os quais não são abrangidos pelas pesquisas mundiais).