PROJETO AMAZONA III - Estudo sobre o câncer de mama no Brasil

O projeto AMAZONA III é um levantamento de informações sobre os novos casos de câncer de mama em mulheres brasileiras de 24 instituições de saúde públicas e privadas, com diagnóstico a partir de janeiro de 2016, dos Estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Serão 3 mil pacientes incluídas, que serão acompanhadas por 5 anos após o diagnóstico.

infografico - Projeto Cura

O objetivo principal deste estudo é aumentar o conhecimento da comunidade médica sobre esta doença na população brasileira, considerando características sócio-demográficas, tempo de diagnóstico, tipos de tratamento e sobrevida, visando identificação de problemas e soluções para o diagnóstico precoce e tratamento de câncer de mama.

Este estudo é de extrema importância para o Brasil pois esse tipo de neoplasia é a principal causa de morte por câncer em mulheres no mundo. Dos casos no país, ele é mais frequente nas regiões Sul (74,30/100 mil) e Sudeste (68,08/100 mil), enquanto sua mortalidade é maior nas regiões Norte e Nordeste.