Instituto Projeto Cura recebe apoio de instituição internacional em 2023.

O BIG – Breast International Group é a maior rede global de grupos de pesquisa acadêmicas.

A história do Instituto Projeto Cura e do BIG começou em 2012, em um evento científico internacional, a Interamericana de Câncer de Mama, em Cancun, onde a nossa presidente Fernanda Schwyter conheceu a professora Dra Martine Piccart – presidente e co-fundadora do Breast International Group. Foi nesse encontro que o Instituto Projeto Cura começou a ser desenhado, com a missão de levar a mensagem da importância da pesquisa colaborativa internacional para a América Latina.

Alguns anos depois, em 2014, em Porto Alegre, quando o Cura ainda estava sendo idealizado, nossa presidente planejou e coordenou um encontro da Dra. Piccart com os investigadores Latino Americanos, o “BIG Latin American Groups Retreat”, evento que foi realizado em Porto Alegre com o apoio LACOG.

Após esse evento, no mesmo ano, Fernanda foi convidada para passar uma semana na equipe do BIG aprendendo sobre Captação de Recursos e campanhas de conscientização em prol de pesquisas. Esses conhecimentos foram essenciais para o desenvolvimento do Cura e agora são fortalecidos com o apoio institucional mútuo!

Para celebrar esse momento, entrevistamos a equipe da instituição e trouxemos a visão deles sobre o Instituto Projeto Cura e a importância da cultura de filantropia, das pesquisas científicas.

Qual a importância da pesquisa para o aprimoramento do tratamento do câncer?

A pesquisa é a única maneira de melhorar os tratamentos contra o câncer – torná-los mais eficazes, reduzir seus efeitos colaterais e adaptá-los às necessidades individuais dos pacientes. Isso ocorre porque a pesquisa é a única maneira de entender a biologia de qualquer forma específica de câncer, a fim de determinar a melhor maneira possível de tratá-la. Sem pesquisa, não conseguiremos curar o câncer nem acabar com o grande sofrimento e morte de milhões de pessoas todos os anos.

Qual é o maior desafio para os pesquisadores desenvolverem pesquisas? Conseguir financiamento para realizar suas pesquisas. Mas, para fazer isso, o público em geral e os doadores em potencial precisam entender porque a pesquisa é importante e como a pesquisa pode melhorar e salvar vidas.

Por que é importante se engajar em campanhas?

Elas servem para informar o público em geral e todos os que podem potencialmente desempenhar um papel no apoio à pesquisa. As campanhas podem explicar a importância da pesquisa, dissipar mitos sobre a pesquisa e mostrar concretamente como a pesquisa leva a melhores tratamentos e curas para doenças como o câncer.

Quais são os benefícios diretos e indiretos para os pacientes?

A pesquisa leva a novos tratamentos, que podem prolongar a vida dos pacientes e melhorar a qualidade de vida; também leva à curas. Indiretamente, a pesquisa reduz o sofrimento humano e, ao melhorar a saúde das pessoas, também reduz a sobrecarga sobre os sistemas de saúde.

Qual a importância do Instituto Projeto CURA nesse cenário?

O CURA desempenha um papel crítico ao reunir as pessoas para ajudar a aumentar a conscientização sobre o câncer na América Latina e explicar o papel essencial desempenhado pela pesquisa e colaboração global para enfrentar o câncer. O CURA também faz captação de recursos essenciais para pesquisas. Sem isso, a pesquisa não pode avançar, o progresso não pode ser feito e as vidas continuarão sendo perdidas por causa do câncer.

Qual é a importância do Instituto Projeto CURA para as realizações do BIG?

O CURA contribui para o sucesso e a força dos grupos membros do BIG baseados na América Latina, em particular o LACOG (Latin American Cooperative Oncology Group). Dessa forma, o LACOG pode continuar a desenvolver importantes estudos sobre câncer de mama a serem conduzidos no Brasil, na América Latina e em outras regiões, e seus investigadores podem compartilhar os seus conhecimentos e as suas experiências na América Latina. Isso contribui para tornar os estudos globais do BIG mais relevantes para os pacientes onde quer que estejam no mundo.

Como podemos contar com o BIG no desenvolvimento de uma cultura de filantropia em prol da pesquisa na América Latina?

A visão do Breast International Group (BIG) é encontrar curas para o câncer de mama, facilitando a colaboração entre os seus grupos acadêmicos de pesquisa localizados em todo o mundo. Seu principal objetivo é desenvolver e executar ensaios clínicos de câncer de mama e programas de pesquisa que respondam a perguntas importantes para os pacientes. Para ajudar a arrecadar fundos para os estudos do BIG com poucos recursos, o BIG estabeleceu sua própria equipe filantrópica chamada “BIG contra o câncer de mama”. Esta equipe e a liderança na sede do BIG em Bruxelas, Bélgica, estão disponíveis para aconselhar o LACOG e o Projeto CURA em suas iniciativas filantrópicas.

Sobre o BIG

O Breast International Group é uma organização sem fins lucrativos que representa a maior rede global de grupos de pesquisa acadêmica dedicada a encontrar melhores tratamentos e curas para o câncer de mama, com sede em Bruxelas, Bélgica. 

Essa interação de longa data, agora foi transformada em uma parceria oficial onde o BIG apoia o Cura de forma institucional!

Para fazer uma doação e saber mais sobre nossos projetos, acesse nossa aba de doações, acompanhe as nossas Redes Sociais @projetocura ou entre em contato através do e-mail [email protected]