Qual a importância da ASCO?

Do dia 01 ao dia 05 de junho de 2018 ocorrerá a ASCO – American Society of Clinical Oncology. Esse congresso anual (ASCO Annual Meeting) é realizado sempre no mês de Junho em Chicago, Estados Unidos. É considerado o maior congresso mundial em Oncologia Clínica, reunindo mais de 30.000 médicos e profissionais da saúde de todo o mundo. Neste evento são apresentados os resultados dos mais importantes estudos em câncer muitos deles com impacto na prática clínica.

PHOTO ASCO 2018 05 30 18 35 40 - Projeto Cura

Site do evento: https://am.asco.org/

Qual será a partcipação do LACOG na ASCO 2018?
O Lacog irá apresentar nesse importante evento 3 abstracts.

Dois abstracts referem-se ao estudo EVITA – estudo epidemiológico sobre câncer de colo uterino no Brasil. Esse estudo encontra-se em andamento (essas publicações foram resultados iniciais da pesquisa). Este estudo foi desenvolvido pelo LACOG em parceria com o EVA (Grupo Brasileiro de Tumor Ginecológico).

O terceiro abstract trata-se de um estudo desenvolvido pelo GBOT (Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica) em que o LACOG apoiou no planejamento, análise e escrita dos resultados.

Que tipo de pesquisa foram realizadas?
O EVITA é um estudo observacional com coleta de dados dos pacientes atendidos em suas respectivas instituições. O estudo continua com o seguimento das pacientes para avaliar o tratamento, a qualidade de vida e sobrevida ao longo do tempo. Já o estudo do GBOT foi uma coleta dos resultados de exames em laboratório de patologia para avaliar a prevalência de positividade do marcador pd-l1 nos tumores de pulmão. Este estudo está completo e vamos trabalhar na sua publicação.

Esses estudos foram conduzidos por médicos membros do LACOG?
No estudo EVITA, foram incluídos vários investigadores do LACOG em seus respectivos hospitais e clínicas compreendendo todas as regiões brasileiras. Todos os médicos participantes são membros do LACOG. A supervisão, condução do estudo, análise de dados e publicação foi feita no Escritório do LACOG em Porto Alegre. O estudo do PD-L1 de câncer de pulmão foi conduzido por um grupo de investidores oncologistas do GBOT/LACOG e patologistas de laboratórios de referência no Brasil. O banco de dados e análise estatística foi feito no escritório do LACOG que possui pessoal especializado em pesquisa clínica.

Qual a importância desses estudos ?
O estudo de câncer de colo uterino (EVITA) é o maior estudo já feito no Brasil sobre a doença. Tem como objetivos caracterizar a população doente (idade, faixa etária, renda, histórico pessoal e familiar, tratamentos realizados), avaliar o rastreamento através do teste de Papanicolaou (quantas mulheres fizeram, por que não fizeram) e estudar a qualidade de vida dessas pacientes antes e depois do tratamento, usando critérios de avaliação do EORTC (European Organization for Research and Treatment of Cancer).

Os 3 abstracts estão disponíveis no site do LACOG, são os 3 últimos, datados como 2018.

Segue link: http://lacog.org.br/publications