O Projeto Cura comemora um 2022 de realizações

O Instituto apresenta retrospectiva de eventos e ações educacionais em prol da pesquisa científica.

Em mais um ano de realização de eventos, palestras presenciais, lives, premiação e muito mais, o Instituto Projeto Cura celebra seus 6 anos de existência e fomenta diálogos entre os principais atores do cuidado oncológico no Brasil.

Além dos posts educativos nas redes sociais para a disseminação de informação de qualidade sobre câncer e pesquisa, o Cura continuou com suas lives periódicas que haviam sido iniciadas em 2021. Foram 11 no total, incluindo parceiros, pacientes, ONGS, médicos e outros.

Lives Instituto Projeto Cura

Foram diversas participações em eventos presenciais e online, como as palestras da PRio, Conferência Brasileira de Câncer de Mama, da Academia para Mídias e Pacientes com Informação e Ciência (Câncer de Mama Gramado), no London Global Cancer Week e no Simpósio de Imuno-oncologia do LACOG.

Copia de CURA 2022 3 - Projeto Cura

Em junho, aconteceu também a 4º edição do Prêmio Renata Thormann Procianoy que, desde 2019, reconhece o trabalho dos pesquisadores brasileiros com a pesquisa sobre o câncer. Nesse ano, a vencedora foi a Dra. Verônica Torres (ICESP). Ela foi a investigadora principal, tendo o Dr. Gilberto Castro como co-autor, do “Estudo prospectivo avalia o desempenho da equação 2021 CKD-EPI sem coeficiente racial em adultos com tumores sólidos”, sobre aspectos relacionados ao cuidado do tratamento renal nos pacientes oncológicos. Antes dela, já tivemos como vencedores Dra Luciana Landeiro (2021), Dr. Fernando Maluf (2020) e Dr. Thiago Bueno (2019).

Copia de CURA 2022 4 - Projeto Cura

O Instituto Projeto Cura também comemorou seu título, fornecido pelo Ministério da Justiça,  como uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Esse título tem como finalidade: 

📌 facilitar parcerias e convênios com todos os níveis de governo e órgãos públicos;

📌 permitir que doações realizadas por empresas, possam ser descontadas no imposto de renda.

Esse foi mais um passo importante que ajudará no propósito de arrecadar fundos para financiar pesquisas para o combate aos diversos tipos de câncer.

2022 10 07 RV LACOG 236 - Projeto Cura

Também aconteceram uma série de eventos próprios como:

  • O Cura Meetings, série de eventos que nasceu com o objetivo de ampliar o conhecimento e o engajamento de diferentes setores da sociedade para a redução da incidência oncológica no Brasil. As suas três edições aconteceram em 29 de abril, 10 de junho e 7 de outubro.
  • O Fórum de Imunoterapia para Pacientes aconteceu em 8 de outubro e, na ocasião, pacientes e representantes de ONGS puderam, de forma presencial e online, aprender mais sobre o tema e tirar dúvidas com médicos pesquisadores renomados. 
  • Todos os eventos foram transmitidos online e estão disponíveis no Canal do Instituto Projeto Cura no Youtube. 
2022 10 08 RV LACOG 289 - Projeto Cura

Ainda em outubro, o Instituto Projeto Cura lançou uma campanha muito importante, o “Movimento Pesquisas Salvam Vidas”, que tem por objetivo ajudar a esclarecer os beneficios e suas nuances pelo ponto de vista do paciente oncológico. Para saber mais clique aqui e confira o vídeo, com o depoimento da paciente Iramara Fluminham.

Além de todas as iniciativas, as redes sociais do Instituto Projeto Cura continuam disponíveis para a divulgação ampla de estudos científicos que estejam recrutando pacientes. Para saber mais e enviar pesquisas do seu centro para divulgação, mande um email para [email protected]

Desejamos que 2023 chegue cheio de parcerias e realizações, contando com o apoio de todos que estiveram conosco em 2022! Que todos possamos aproveitar e colocar como metas para o próximo ano: entender mais sobre pesquisa, ajudar e compartilhar informações corretas sobre o tema!

Para fazer uma doação e saber mais sobre nossos projetos, acesse nossa aba de doações, acompanhe as nossas Redes Sociais @projetocura ou entre em contato através do e-mail [email protected]