28/6/2024

Cura divulga o vencedor da 6ª edição do importante Prêmio Renata Thormann Procianoy

O Prêmio idealizado pelo Instituto Projeto Cura, entidade sem fins lucrativos, foi criado para prestar uma homenagem a Renata Thormann Procianoy, estimular a filantropia e reconhecer investigadores no campo da oncologia, incentivando o aumento de estudos acadêmicos no Brasil. Este ano, o vencedor da 6ª Edição do Prêmio foi conhecido no dia 22 de junho, em São Paulo.

Vencedor da 6ª Edição do Prêmio Renata Thormann Prociany

O vencedor do Prêmio Renata Thormann Procianoy de 2024 foi o Estudo HERCULES, tendo o Dr. Fernando Maluf como investigador principal, desenvolvido em centros de pesquisa por todo o Brasil.

Coordenado pelo Lacog Cancer Reseach - LACOG, o estudo apontou um novo caminho para o tratamento de câncer de pênis avançado, com imunoterapia associada à quimioterapia. Os resultados até aqui são impressionantes: 33 pacientes testados desde 2020, dos quais 75% deles tiveram alguma redução no volume tumoral e 39,4% apresentaram redução significativa.

O prêmio foi entregue pela presidente do Instituto Projeto Cura, Fernanda Schwyter, ao lado dos doutores Fabio Franke e Antonio Buzaid, ao Dr. Fernando Maluf, durante o l Simpósio Rede Vencer o Câncer de Pesquisa Clínica, organizado pelo Vencer o Câncer.

Uma novidade da 6ª Edição do Prêmio, é que ele fez uma menção de reconhecimento ao estudo avaliado em segundo lugar, reforçando a necessidade de estimular e incentivar novos investigadores no enfrentamento do câncer. O prêmio de reconhecimento foi concedido à Dra. Maria Cecília Mathias pelo Estudo: impacto na sobrevida de mutações de KRAS no câncer colorretal metastático em primeira linha de tratamento (Nº Abstract: 3547 - Instituição: ICESP)

O prêmio é uma história inspiradora de amor 

A história por trás do prêmio é profundamente tocante. Nora Thormann, psiquiatra, enfrentava um problema de saúde e não encontrava um tratamento eficaz dentro dos protocolos existentes. Porém, sua filha Renata Thormann Procianoy, sabendo da importância das pesquisas, durante dois anos procurou por estudos inovadores que pudesse ajudar sua mãe. Essa busca resultou na inclusão de Nora em uma pesquisa clínica coordenada pelo Dr. Roberto Miranda, no hospital MD Anderson, da Universidade do Texas, nos EUA. A pesquisa procurava entender a relação das próteses mamárias com alguns tipos raros de canceres de mama. E assim Nora teve remissão da sua doença. 

Infelizmente, poucos meses após a cura de Nora, Renata sofreu um acidente de carro vindo a falecer.  O depoimento de Nora pode ser conferido abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=ohLeWAOaBkg

Histórico de vencedores anteriores

2019: Dr. Thiago Bueno de Oliveira

O primeiro vencedor do Prêmio Renata Thormann Procianoy foi o Dr. Thiago Bueno de Oliveira. Sua pesquisa inovadora focou na avaliação de células tumorais circulantes em pacientes com câncer de cabeça e pescoço, oferecendo novas perspectivas para o monitoramento e tratamento dessa condição.

2020: Dr. Fernando Maluf

Em 2020, o Dr. Fernando Maluf foi premiado por seu estudo sobre uma nova droga para o tratamento do câncer de próstata avançado. A pesquisa, realizada em 14 centros de pesquisa no Brasil, destacou-se por seus resultados promissores e pelo potencial impacto na vida de muitos pacientes.

2021: Dra. Luciana Landeiro

A Dra. Luciana Landeiro foi a vencedora de 2021 com seu estudo sobre o uso de aquecedor elétrico de mãos para reduzir o desconforto durante o resfriamento do couro cabeludo. Esta técnica visa prevenir a alopecia induzida por quimioterapia, melhorando a qualidade de vida dos pacientes durante o tratamento.

2022: Dra. Verônica Torres

Em 2022, a Dra. Verônica Torres foi reconhecida pelo seu estudo sobre a equação 2021 CKD-EPI sem coeficiente racial em adultos com tumores sólidos. Sua pesquisa trouxe importantes insights para a avaliação da função renal em pacientes oncológicos, promovendo uma abordagem mais inclusiva e precisa.

2023: Dra. Fernanda Bronzon Damian

A mais recente vencedora, em 2023, foi a Dra. Fernanda Bronzon Damian. Seu estudo Lacog 1018 foi destacado durante o Best of Asco 2023 - Edição Brasil, demonstrando avanços significativos no tratamento oncológico e reafirmando a importância de pesquisas contínuas e inovadoras.

Comissão Científica 2024

A Comissão Científica responsável por avaliar e julgar os estudos brasileiros apresentados no ASCO 2024, que ocorreu em Chicago entre os dias 30 de maio e 4 de junho, é composta por renomados oncologistas. Em ordem alfabética, os membros são: Dra. Abna Vieira, Dr. Max Mano, Dr. Cristiano de Pádua Souza, Dr. Eduardo Romero, Dr. Fernando Moura, Dr. Guilherme Harada, Dra. Mariana Scarantini e Dr. Pedro Neffá.

Conforme Fernanda Schwyter, fundadora e presidente do Instituto Projeto Cura: “É uma enorme satisfação estimularmos o desenvolvimento do conhecimento científico no país, colaborar com o aperfeiçoamento do tratamento em nível mundial e melhorar o desfecho da qualidade de vida dos pacientes”.

O Prêmio Renata Thormann Procianoy é uma importante homenagem aos pesquisadores e investigadores pela dedicação e inovação no campo da oncologia. Ele homenageia a memória de Renata Thormann Procianoy, incentiva e reconhece os esforços de pesquisadores que estão na vanguarda da luta contra o câncer, contribuindo para um futuro onde diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes sejam uma realidade para todos.

Veja outras notícias

Explore agora os últimos conteúdos do nosso Blog e fique por dentro das principais realizações do Instituto Projeto Cura.

Apoie os esforços de pesquisa do câncer hoje

Doe ou faça parceria para fazer a diferença.
Doar

Mantenha-se informado com a nossa newsletter

Assine nosso boletim informativo para receber atualizações regulares sobre o progresso de pesquisas e notícias do instituto.