3/1/2023
Cura e ABRALE: união em prol do Fevereiro Laranja 2023.
Instituições Cura e Abrale realizaram ações em parceria para potencializar a divulgação do Mês de Conscientização sobre a Leucemia.
O Instituto Projeto Cura e a ABRALE - Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia uniram-se mais uma vez em prol de uma causa nobre: a conscientização sobre a Leucemia, em comemoração ao Fevereiro Laranja - mês que marca iniciativas diversas sobre o tema. Essa parceria faz parte da campanha "Movimento Pesquisas Salvam Vidas", de iniciativa do Cura, para informar e educar sobre a importância da pesquisa clínica na luta contra o câncer.
Desde o início de Fevereiro, o Instituto Projeto Cura engajou-se em ações digitais junto com a ONG. Primeiro, apoiamos a campanha #VaiDeLenço, que foi atrelada ao Dia Mundial do Câncer, que foi 4 de fevereiro.
Além disso, ao longo do mês, ainda aconteceram:
- Uma postagem colaborativa sobre a importância das pesquisas clínicas no tratamento das leucemias;
- A divulgação e realização de live com o tema "Pesquisa clinica e as inovações no tratamento das leucemias" com nossa presidente Fernanda Schwyter; Nina Melo, coordenadora do departamento de pesquisa da ABRALE e Itaciara Monteiro, paciente de leucemia mieloide crônica há mais de 20 anos e participante de estudo clínico Imatinibe.
Sobre a Leucemia
A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente de origem desconhecida, sendo caracterizada pelo substituição das células sanguíneas normais, que dão lugar ao acúmulo de células doentes na medula óssea.
- Dentre os 12 tipos possíveis de leucemia, os principais são a leucemia mieloide aguda (LMA), a leucemia mieloide crônica (LMC), a leucemia linfocítica aguda (LLA) e a leucemia linfocítica crônica (CLL).
- As causas da leucemia ainda não estão definidas, mas, suspeita-se da associação entre determinados fatores com o risco aumentado de desenvolver alguns tipos específicos da doença, como, por exemplo, tabagismo, benzeno, radiação ionizante (raios X e gama) proveniente de procedimentos médicos (radioterapia), quimioterapia (algumas classes de medicamentos usados no tratamento do câncer e doenças auto-imunes); produção de borracha, síndrome de down e outras doenças hereditárias; síndrome mielodisplásica e outras desordens sanguíneas, história familiar, entre outros.
É muito importante o diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura desse tipo de câncer, que pode apresentar os sintomas como: anemia decorrente da redução dos glóbulos vermelhos (fadiga; falta de ar; palpitação; dor de cabeça); redução dos glóbulos brancos (imunidade baixa, que deixa o organismo mais propenso a infecções); diminuição das plaquetas (sangramentos geralmente no nariz ou na gengiva; manchas roxas - equimoses e pontos roxos na pele).
Exposição a agrotóxicos, solventes, diesel, poeiras, infecção por vírus de hepatite B e C: leucemias
É muito importante o diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura desse câncer, que pode apresentar os sintomas como anemia decorrente da redução dos glóbulos vermelhos (fadiga; falta de ar; palpitação; dor de cabeça); redução dos glóbulos brancos (imunidade baixa, que deixa o organismo mais propenso a infecções); diminuição das plaquetas (sangramentos geralmente no nariz ou na gengiva; manchas roxas - equimoses e pontos roxos (petéquias) na pele).
Além disso, como essas são doenças não escolhem idade, é importante ficar sempre alerta, especialmente em crianças e idosos.
Sobre a ABRALE
A ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) é uma organização sem fins lucrativos, de abrangência nacional, criada em 2002 por pacientes e familiares com a missão de oferecer ajuda e mobilizar parceiros para que todas as pessoas com câncer e doenças do sangue tenham acesso ao melhor tratamento.
A instituição possui uma sede em São Paulo, com mais de 60 funcionários que atuam em diferentes áreas, assim como um quadro de 13 representantes externos nas seguintes cidades: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, contando ainda com aproximadamente 200 voluntários ativos, que ajudam a realizar ações em prol da saúde e bem-estar. Para saber mais sobre a ABRALE, acesse o site e o instagram.
Ficamos muito gratos com mais esse apoio da ABRALE e com a oportunidade da colaboração entre as ONGS. Contem sempre conosco!
Para fazer uma doação e saber mais sobre nossos projetos, acesse nossa aba de doações, acompanhe as nossas Redes Sociais @projetocura ou entre em contato através do e-mail eventos@projetocura.org